Normas para publicação de trabalhos

 

1 Apresentação

 

O Caderno Prudentino de Geografia (CPG) é uma publicação semestral da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) – Seção Local de Presidente Prudente.

 

2 Tipos de trabalhos publicados

 

O CPG publica artigos, notas, resenhas e comunicações de pesquisa de todas as áreas do conhecimento geográfico, em português, espanhol e inglês. Os textos devem representar trabalhos originais e inéditos. Também são aceitas traduções de artigos publicados recentemente no exterior. As resenhas deverão ser elaboradas a partir de obras publicadas recentemente no Brasil ou no exterior.

 

 

3 Como publicar?

 

As contribuições devem ser enviadas à Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) – Seção Local de Presidente Prudente exclusivamente pelo email cadernoprudentino@gmail.com.

 

Os trabalhos recebidos serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial do CPG, que decidirá sobre sua publicação.

 

Os trabalhos aceitos poderão ser publicados no número imediatamente seguinte do CPG ou em números posteriores, conforme decisão da Comissão de Publicação.

 

A AGB – Seção Local de Presidente Prudente, não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos trabalhos publicados, selecionando-os em função da qualidade, interesse do assunto e adequação à temática do CPG.

 

4 Formatação dos textos

 

Os textos devem ser apresentados com extensão entre 12 e 25 laudas, quando artigos, e até 10 páginas, quando notas, resenhas e comunicações de pesquisa, incluindo tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas. Devem ser digitados em Word, no formato DOC, em letra Arial, configurados para impressão em papel A4, com 3 cm de margens (superior, inferior, direita e esquerda) e páginas não numeradas.

 

O artigo deverá ser precedido por uma folha de rosto onde deverão constar, centralizados, o título do trabalho, o nome do autor, sua filiação institucional e/ou trajetória acadêmica e endereço eletrônico.

 

Na primeira página do artigo deverá constar o título do trabalho, em português, seguido de sua tradução para o inglês ou espanhol. Na seqüência, deverá ser apresentado o resumo do trabalho, em um só parágrafo de 10 a 15 linhas com espaçamento simples e 3 palavras-chave, mais abstract e keywords ou resumen e palabras-clave.

 

Os títulos deverão estar em negrito, em fonte de tamanho 13, centralizados na página, com espaçamento simples entre linhas. Os subtítulos deverão ser negritos, em tamanho 13, alinhados à esquerda, não numerados e com espaçamento simples. Títulos e subtítulos deverão apresentar apenas a primeira letra em maiúsculo, com exceção às referências a nomes próprios. Os subtítulos deverão ser separados do restante do texto por uma linha em branco acima e outra abaixo dos mesmos.

 

Os resumos e palavras-chave deverão ter fonte de tamanho 10 e estarem justificados, com recuo esquerdo de 2 cm, apresentando espaçamento simples entre linhas. Os resumos deverão ser separados das palavras-chave por um espaçamento inferior de 6 pts, seguido por uma linha em branco.

 

O corpo do texto deverá ter fonte de tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e recuo especial de 2 cm na primeira linha. As citações diretas com mais de três linhas deverão ter tamanho 10 e estarem justificadas, em espaçamento simples, com recuo esquerdo de 4 cm, separadas do restante do texto por uma linha em branco acima e abaixo das mesmas.

 

Notas de rodapé deverão ser evitadas ao máximo, porém, quando imprescindíveis, deverão possuir fonte de tamanho 9, estarem justificadas, com espaçamento simples entre linhas e inferior de 6 pts.

 

Passagens grifadas deverão ser evitadas, porém, quando extremamente importantes, ou indicarem palavras em língua estrangeira, deverão ser apresentadas em itálico.

 

Tabelas, gráficos e quadros devem ser elaborados em Excel, no formato XLS, e enviados separadamente, além de estarem inseridos no corpo do texto, centralizados na página, contendo dimensões máximas de 20 cm de altura por 13 cm de largura.

 

Figuras, fotos e mapas devem ser elaborados em formato JPEG ou TIFF (não comprimido), com resolução mínima de 300 dpi e dimensões máximas 20 cm de altura por 13 cm de largura. Tais ilustrações deverão ser enviadas separadamente, além de serem inseridas no corpo do texto, de modo centralizado na página.

 

Os títulos das tabelas, gráficos, quadros, figuras, fotos e mapas deverão estar dispostos acima de tais ilustrações, centralizados na página, com fonte de tamanho 10, negrito, com espaçamentos simples entre linhas e inferior de 6 pts. Indicar a fonte e a autoria (elaboração) das ilustrações logo abaixo das mesmas, em fonte de tamanho 8.

 

Para indicação de fontes citadas no texto e nas ilustrações, deve-se adotar o sistema autor-data. Exemplos: Santos (1993); (SANTOS, 1993); Santos (1993, p. 23); (SANTOS, 1993, p. 23).

 

As referências bibliográficas devem ser completas e precisas, segundo a NBR 6023 da ABNT, alinhadas à esquerda, com espaçamento simples entre linhas e inferior de 12 pts. Segue alguns exemplos:

 

Livros

WACHOWICZ, Ruy Christovam. Obrageros, mensus e colonos: história do Oeste Paranaense. Curitiba: Vicentina, 1982.

 

Capítulos de livros

SANTOS, Milton. A metrópole: modernização, involução e segmentação. In: VALLADARES, Licia; PETRECEILLE, Edmond (Coord.). Reestruturação urbana: tendências e desafios. São Paulo: Nobel, 1990. p. 183-191.

 

Artigos de periódicos

ABREU, Maurício de Almeida. O estudo geográfico da cidade no Brasil: evolução e avaliação – contribuição à história do pensamento geográfico brasileiro. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, v. 56, n. 1, p. 21-122, jan./dez. 1994.

 

Trabalhos apresentados em eventos científicos

SOARES, Maria Therezinha de Segadas. Critérios para delimitação de áreas metropolitanas e a possibilidade de sua aplicação ao Brasil. In: Simpósio de Geografia Urbana, 1.: 1966, Buenos Aires. Anais... Rio de Janeiro: Instituto Pan-Americano de Geografia e História/Comissão de Geografia, 1968. p. 91-106.

 

Teses, dissertações e monografias

SOUZA, Edson Belo Clemente de. Estado: produção da região do Lago de Itaipu. 2002. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente.

 

Textos da internet

USINA HIDRELÉTRICA ITAIPU BINACIONAL. [Site institucional]. Disponível em: <http://www.itaipu.gov.br>. Acesso em: 25 jul. 2009.

 

 

Contato: cadernoprudentino@gmail.com

 
 

Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Presidente Prudente

R. Roberto Simonsen, 305, CEP: 19.060-900, Presidente Prudente-SP, Brasil Fone/Fax: (18) 3229-5379 E-mail: diretoria@agbpp.com

  Site Map